Reportagem Quilombolas - Comunidade São João


segunda-feira, 16 de maio de 2011

DICA DE LEITURA - MOBILIZANDO OPORTUNIDADES


Por décadas esquecidos ou relegados aos livros de História, os quilombos voltaram a figurar no cenário político nacional. Desde o final da década de 1980, com a inauguração de direitos especiais para os povos tradicionais, a “questão quilombola” passou a ser amplamente discutida em círculos acadêmicos, nos meios de comunicação e, principalmente, no interior de esferas institucionais do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. À medida que cresceu o interesse das autoridades pela temática, cresceu, também, um movimento social inédito, que hoje abrange todo o território nacional.
A emergência, expansão e os traços particulares desta mobilização nos fazem questionar: o que é o recente movimento social quilombola?
Frederico Menino
Resultado de uma pesquisa de cinco anos, o livro dialoga com as teses existentes e demonstra como a mobilização das comunidades remanescentes de quilombo no Brasil não é simples repetição da história, resultado do acaso ou mero oportunismo. Este novo movimento é, antes de tudo, uma combinação muito peculiar entre fatores estruturais, conjunturais e estratégicos. Adquira o livro pelo fone (11) 3259 - 4224 ou leitor@biblioteca 24horas.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário