Reportagem Quilombolas - Comunidade São João


segunda-feira, 25 de abril de 2011

CONHEÇA MAIS SOBRE O MOAB

O MOAB (Movimento dos Ameaçados por Barragens) foi fundado em 21 de abril de 1991 pelos ameaçados por barragens do Vale do Ribeira, com o objetivo de organizar a resistência contra a construção das barragens do Rio Ribeira do Iguape, nos Estados de São Paulo e Paraná.

Dois meses depois, em junho de 1991, o MOAB organizou, em conjunto com a Comissão Pastoral da Terra de Registro, a primeira manifestação contra a construção das barragens na região.

Em agosto do mesmo ano, promoveu, com o apoio de outras 32 organizações, o Encontro de Trabalho "As Hidroelétricas e o Desenvolvimento do Vale do Ribeira", no qual foi elaborado o documento "TERRA SIM, BARRAGENS NÃO".

Desde então, o MOAB vem organizando e fortalecendo a luta contra a construção das barragens no Vale do Ribeira. Organizou e participou de encontros e seminários, promoveu manifestações e exigiu medidas das autoridades competentes, sempre lutando pelos direitos das comunidades locais e combatendo a construção de barragens no Vale do Rio Ribeira.

Atualmente, o movimento possui uma sede, localizada no município de Eldorado. Uma comissão, formada por representantes de todas as comunidades ribeirinhas (quilombolas ou não), se reúne em média de três em três meses para discutir quais são os problemas existentes e como serão enfrentados.

O MOAB não tem presidente. A coordenação é composta por oito membros, que representam as comunidades da região.

O MOAB participa e integra o Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB, um movimento nacional que está presente em 19 Estados brasileiros e que faz uma luta política questionando o modelo energético implementado no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário